sexta-feira, 22 de abril de 2011

Resultado Final - 23 dias após cirurgia ao pé esquerdo


O pé esquerdo ainda está com má aparência, não apenas pela intervenção cirúrgica, mas sim pela alergia que apanhei, que o deixou com um aspecto escuro e inchado.
Em meados de Maio serei internada novamente para remover os fios de kirshner do pé esquerdo. Após esse processo, poderei finalmente regressar ao trabalho e ter uma qualidade de vida que há muito tinha perdido.
O  objectivo da partilha da minha experiência com todas(os) as que têm este problema, é para que percam todos os medos e receios e ultrapassem os mitos que se criaram acerca deste tipo de intervenção cirúrgica, pois não é assim tão difícil como muitos diziam. Para mim o grande problema desta cirurgia é mesmo o tempo de recuperação que é muito demorado. Mas pensando bem, o que são 5 meses de recuperação (para os 2 pés) à qualidade de vida que podemos ganhar? Isto para não falar do sofrimento que tive durante longos anos da minha vida. Posso dizer que foram quase os 32 anos da minha existência, visto que desde que me conheço como gente que tinha uns pés muito feios, com os dedos  tortos e com uns joanetes enormes, que me provocavam dores horríveis, principalmente a partir da minha adolescência.
Finalmente posso começar o meu dia sem a preocupação que tenho tido durante todos estes anos, questionando-me todas as manhãs, o que vou calçar? Digo isto porque todo o tipo de calçado me magoava, até uns bons ténis me provocavam desconforto e dores, principalmente no verão. Como só usava calçado fechado as dores eram insuportáveis, mas como devem compreender com os pés horrendos que tinha era impensável calçar uma sandalinha ou um sapato que os mostrasse. Mas a partir de agora já vou poder usar calçado aberto sem qualquer problema nem vergonha. Não fiquei com os pés lindos e maravilhosos, mas fiquei com uns pés apresentáveis que já não assustam quem para eles olhar.
Claro que para andar confortável e sem dores, tenho de mudar todo o meu calçado, porque esta experiência por que passei ensinou-me a escolher o calçado adequado para os meus pés, nomeadamente o tamanho ideal, a altura dos saltos, a largura do sapato, o tipo de material do qual o sapato é constituído, bem como a sua maleabilidade/dureza.
Abaixo deixo-vos umas dicas para uma escolha ideal do calçado que devemos usar:

  • o sapato deve ter o tamanho e largura ideal para que o nosso pé se possa mover dentro do mesmo sem que os dedos fiquem espalmados;
  •  o salto não deve ultrapassar os 3 a 4cm;
  •  devem ser feitos preferencialmente em pele e não devem ser demasiado moles nem demasiado duros, devem ser suficientemente confortáveis para promover conforto e bem-estar aos nossos preciosos pés;
  •  devemos ainda comprar o sapato no final do dia, uma vez que os nossos pés estão mais inchados;
  •  andar na loja com os sapatos calçados, (mesmo que os lojistas nos olhem de lado e façam cara feia), durante um tempo mais ou menos suficiente para nos apercebermos se os sapatos são realmente confortáveis;
  •  se magoarem ou forem desconfortáveis o melhor é não os comprar.

Espero que estas dicas vos possam ajudar a ter um maior conforto nos pés e consequentemente uma melhor qualidade de vida!

Sem comentários:

Enviar um comentário